EDITOR: Edgar Olimpio de Souza (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

  • Font size:
  • Decrease
  • Reset
  • Increase

França aterrissa no Brasil

Trata-se do maior evento de filmes franceses fora da França, somando mais de um milhão de espectadores em todo país desde sua criação.

De 25 de novembro a 8 de dezembro, a 12ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês se espalha por várias cidades brasileiras e vai exibir clássicos e dezessete longas-metragens inéditos e recentes.

A programação, que reúne dramas, romances, comédias, animação e documentário, oferece um mosaico de temas.

Julia Ducournau mostra em Titane o encontro dez anos depois entre pai e filho após uma série de crimes inexplicáveis.

Está Tudo Bem, de François Ozon, discute a eutanásia e o suicídio assistido quando um homem, em uma cama de hospital, pede ajuda de sua filha para morrer.

Inspirado no romance homônimo de Honoré de Balzac, Ilusões Perdidas, dirigido por Xavier Giannoli, acompanha a ascensão e queda de um jovem poeta desconhecido no século XIX.

Um Intruso no Porão, de Philippe Le Guay, gira em torno de um homem de passado conturbado que transforma a vida de um casal ao comprar um porão de um imóvel na cidade de Paris.

Com direção de Laurent Cantet, @Arthur Rambo – Ódio nas Redes investiga o uso das redes sociais e os julgamentos no mundo digital.

Em Um Conto de Amor e Desejo (foto à direita), de Leyla Bouzid, um jovem francês de origem argelina se apaixona por uma elétrica moça tunisiana e ambos vivem uma relação cheia de repressões sexuais.

Rio de Janeiro e São Paulo recebem ainda uma mostra com quatro filmes em homenagem a Jean-Paul Belmondo, ícone do cinema mundial falecido em setembro último, entre eles O Magnífico (1973), de Philippe de Broca, e O Demônio das Onze Horas (1965), de Jean-Luc Godard.   

Como em edições anteriores, uma delegação francesa irá desembarcar nestas duas cidades para apresentar seus filmes e conversar com o público em sessões com debate.

Pela segunda vez no Brasil, Philippe Le Guay é um dos convidados.

O ator Sami Outalbali vem para falar do premiado Um Conto de Amor e Desejo.

Benjamin Voisin, que atua em Ilusões Perdidas, vai abordar a sua participação no longa-metragem.

Mais informações pelo site do festival: https://variluxcinefrances.com/2021  

Comente este artigo!

Modo de visualização:

Style Sitting

Fonts

Layouts

Direction

Template Widths

px  %

px  %