EDITOR: Edgar Olimpio de Souza (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

  • Font size:
  • Decrease
  • Reset
  • Increase

Tempos de animação

Desde 5 de fevereiro passado, com entrada gratuita, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro sedia a exposição Movie-se - No Tempo da Animação, que aborda a história, cultura e futuro da animação.

O gênero, que hoje tem uma variedade de técnicas e estilos, é uma das mais populares formas de arte visual contemporânea.

O surgimento da animação é um assunto polêmico, mas o primeiro filme totalmente animado da história foi Fantasmagorie, do desenhista e animador francês Émile Cohl.

Com setecentos desenhos, a obra demorou cinco meses para ser finalizada e estreou em agosto de 1908.

A mostra, que acontece até o próximo dia 7 de abril, reúne curta e trechos de longa metragens e objetos de dois ou três dimensões especialmente selecionados para levar o espectador atrás das telas: bonecos, cenários, pinturas e imagens de fundo.

Há ainda instalações, que trazem o mundo da animação para o espaço físico do visitante, além de trabalhos clássicos e experimentais vindos do prestigiado Barbican Centre, o maior centro de artes da Europa.

Um deles, de 1911, é o curta-metragem Little Nemo Moving Comics, de Winsor McCay, que apresenta um elenco de arquétipos coloridos em um passeio lúdico.

Mais informações pelo site www.bb.com.br/cultura

Comente este artigo!

Modo de visualização:

Style Sitting

Fonts

Layouts

Direction

Template Widths

px  %

px  %