EDITOR: Edgar Olimpio de Souza (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

  • Font size:
  • Decrease
  • Reset
  • Increase

APCA elege os melhores de 2011

Foi o ano da atriz Lavínia Pannunzio, vista nos espetáculos A Serpente no Jardim, A Bilha Quebrada e A Ilusão Cômica, e do ator Joca Andreazza, que contracenou com a colega nas duas últimas montagens – ambas fazem parte do repertório da ótima Cia. Razões Inversas e retornam ao cartaz em janeiro próximo. Os dois intérpretes venceram nas categorias Atriz e Ator, escolhidos na noite de segunda-feira (12) pelo setor de teatro da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Um dos trabalhos mais impactantes da temporada, Luis Antonio-Gabriela, da Cia. Mungunzá, consolidou-se como o melhor Espetáculo de 2011 na opinião da crítica especializada.

Nome de prestígio na cena teatral paulistana, Leonardo Moreira ganhou o título de melhor Diretor pelo envolvente O Jardim, levado ao palco pela Cia. Hiato. Encenado pelo irrequieto grupo Redimunho de Investigação teatral, Marulho: o Caminho do Rio... carimbouRudifran Pompeu como melhor Autor. Os dez anos de existência da Lei de Fomento ao Teatro amealhou o Prêmio Especial. Pela trajetória na direção de arte, cenografia e figurinos, Daniela Thomas levou o Grande Prêmio da Crítica. Na reunião, votaram os críticos Afonso Gentil, Edgar Olimpio de Souza, Evaristo Martins de Azevedo, Jefferson Del Rios, Luiz Fernando Ramos, Maria Lúcia Candeias, Mauro Mello, Michel Fernandes, Valmir Santos e Vinício Angelici.       

(Foto: Lavínia Pannunzio e Joca Andreazza em A Bilha Quebrada / imagem de Denise Braga)

 

Abaixo, os vencedores de 2011 nas sete categorias:

Autor / Dramaturgia: Rudifran Pompeu (Marulho: o Caminho do Rio...) (foto ao lado)

Ator: Joca Andreazza (A Bilha Quebrada / A Ilusão Cômica)

Atriz: Lavínia Pannunzio (A Bilha Quebrada / A Ilusão Cômica / A Serpente no Jardim)

Diretor: Leonardo Moreira (O Jardim)

Espetáculo: Luis Antônio-Gabriela (Cia. Mungunzá)

Prêmio Especial: Dez anos do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo

Grande Prêmio da Crítica: Daniela Thomas, pelo conjunto das obras nas áreas de direção de arte, cenografia e figurinos

 

Os demais indicados do segundo semestre de 2011 nessas categorias (em ordem alfabética):

Autor / Dramaturgia: Célia Regina Forte (Ciranda), Cláudia Schapira (Orfeu Mestiço – Uma Hip-Hópera Brasileira) e Lícia Manzo (A História de Nós 2)

Ator: Élcio Nogueira (O Beijo no Asfalto), Marcelo Médici (Eu Era Tudo pra Ela...E Ela me Deixou) e Rodrigo Bolzan (Oxigênio)

Atriz: Denise Del Vecchio (Circuito Ordinário) e Nani de Oliveira (O Casamento Suspeitoso)

Diretor: Márcio Aurélio (A Bilha Quebrada / A Ilusão Cômica), Sérgio Ferrara (O Casamento Suspeitoso) e Zé Henrique de Paula (O Contrato)

Espetáculo: A Ilusão Cômica (Cia. Razões Inversas) e Cabaret (Direção José Possi Neto)

Prêmio Especial: Núcleo Bartolomeu de Depoimentos (pelo projeto Orfeu Mestiço – Uma Hip-Hópera Brasileira) e projeto de montagem do espetáculo Três Casas (Tríptico Alfrediano)                                                                                                                      

Grande Prêmio da Crítica: Cia. Razões Inversas e Daniela Thomas

 

 

 

Comente este artigo!

Modo de visualização:

Style Sitting

Fonts

Layouts

Direction

Template Widths

px  %

px  %