EDITOR: Edgar Olimpio de Souza (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

  • Font size:
  • Decrease
  • Reset
  • Increase

DVD: Milk - A Voz da Igualdade

Mais do que cinebiografia de um político, o filme é uma apaixonada defesa dos direitos humanos e da livre expressão. A história real, ambientada pouco mais de três décadas atrás, é a do ativista homossexual Harvey Milk que, à custa de muita perseverança e confiança em si mesmo, conseguiu enfrentar preconceitos e ser o primeiro gay assumido a ocupar um cargo público, o de supervisor (espécie de vereador) da cidade, em São Francisco (EUA). No cinema, Milk foi interpretado por Sean Penn, que recebeu o Oscar de melhor ator em 2009 por seu trabalho. Com todos os méritos, pois Penn evita a qualquer custo transformar seu personagem em caricatura. Dá-lhe fisionomia matizada e envolvente, sem jamais carregar nas tintas da caracterização forçada. Esse tratamento sóbrio lhe empresta grande dignidade ao perfil do biografado e permite a identificação imediata do público com esse homem corajoso. Porque, claro, foi preciso mesmo muita coragem a Milk para impor seus pontos de vista em meio a uma sociedade machista e, na época, muito preconceituosa em relação à sua orientação sexual. Nascido na região de Nova York em 1930, nem sempre Harvey Bernard Milk sentiu-se impelido a defender causas de qualquer espécie. Foi apenas após seu envolvimento com o ambiente libertário da contracultura dos anos 1960, que resolveu assumir sua sexualidade em público, como parte do direito inalienável de cada um ser aceito como é.

Mudou-se para São Francisco já nos anos 1970 e estabeleceu-se como lojista na Rua Castro, junto com seu companheiro. A partir de então, começou a desenvolver intensa campanha de conscientização das pessoas sobre os direitos dos gays. Nesse ponto, há uma virada na história e o filme, dirigido por Gus Van Sant, a detecta muito bem. Milk percebe que a iniciativa individual tem eficácia até certo ponto, mas que poderia expandir muito sua influência caso viesse a ocupar um cargo público. Candidata-se a supervisor e perde. Apresenta-se mais duas vezes e perde, até ser eleito em 1978. Seu mandato, de apenas onze meses, interrompido pelo fim trágico (Milk foi assassinado junto com o prefeito George Moscone por um adversário político, em 1978), deixou o saldo de uma legislação extremamente liberal em relação aos homossexuais. Sua intuição de que a partir de um cargo público poderia transformar a realidade mais do que agindo individualmente revelou-se correta. O que não poderia adivinhar é que a intolerância iria se manifestar de maneira tão radical a ponto de cortar-lhe a vida aos 48 anos de idade. Foi mártir de um causa. Suas idéias prevaleceram.

(Luiz Zanin)

 

Avaliação: Bom

 

Milk – A Voz da Igualdade

Título Original: Milk (Estados Unidos, 2008)

Gênero: Dama, 128 min

Direção: Gus Van Sant

Elenco: Sean Penn, James Franco, Josh Brolin e outros

Distribuidora: Universal Pictures

 

Veja cenas do filme:

 

 

Comente este artigo!

Modo de visualização:

Style Sitting

Fonts

Layouts

Direction

Template Widths

px  %

px  %