EDITOR: Edgar Olimpio de Souza (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

  • Font size:
  • Decrease
  • Reset
  • Increase

Mundo em preto e branco

Personagens obsessivos, de moral ambígua, mergulhados em um mundo cínico e violento.

Mulheres fatais, gente corrupta, detetives pouco confiáveis.

Tramas intricadas, movidas por vários tipos de paranóias.

Fotografia em preto e branco, sombras nas paredes, cenas noturnas.

Uso recorrente de fumaça e névoa.

Tudo isso são clichês do chamado cinema noir, assim definido pela crítica francesa, um tipo de produção que floresceu nos Estados Unidos logo após a Segunda Guerra Mundial.

Herdeiro do expressionismo alemão, o estilo surgiu depois que um punhado de diretores europeus fugiu da Europa arrasada e desembarcou em solo americano.

Daquela época, seis títulos foram reunidos na caixa Filme Noir – Seis Clássicos do Gênero (R$ 69,90), recentemente lançada pela distribuidora Versátil.

De alguma forma, estas obras espelham a face avessa do sonho americano.

Fuga do Passado (1947), de Jacques Tourneur (foto), põe em cena um pacato funcionário de um posto de gasolina, um temível homem que ressurge do passado e uma mulher de dupla moralidade.

Com direção de Anthony Mann, Entre Dois Fogos (1948) mostra um presidiário que, auxiliado por uma amiga, foge da cadeia, seqüestra a assistente de seu advogado e parte para ajustar contas com uma quadrilha.

Em Passos na Escuridão (1950), assinado por Otto Preminger, o personagem central é um policial que age com métodos pouco convencionais e criminosos.

Joseph Losey dirige O Cúmplice das Sombras (1951), no qual agente tenta seduzir uma mulher casada para se livrar do marido dela.

Um batedor de carteiras, que rouba uma bolsa com documentos importantes e passa a ser perseguido pela vítima e por investigadores, é o protagonista de Anjo do Mal (1953), de Samuel Fuller.

Sombrio e sinistro, A Morte Num Beijo (1955), de Robert Aldrich, acompanha as investigações de um detetive que, ao dar carona a uma mulher, sofre um atentado suspeito. 

Comente este artigo!

Modo de visualização:

Style Sitting

Fonts

Layouts

Direction

Template Widths

px  %

px  %