EDITOR: Edgar Olimpio de Souza (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

  • Font size:
  • Decrease
  • Reset
  • Increase

APCA elege os melhores de 2012 na área de teatro

Uma temporada que agradou públicos distintos e atendeu diversas expectativas. A pluralidade de nomes, linguagens e projetos marcou a eleição dos melhores do cenário teatral paulistano nesse ano, escolhidos na noite de segunda-feira passada (10) pelo setor de teatro da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte. O dramaturgo Newton Moreno, conhecido pelo olhar aguçado para a poética regionalista, conquistou o prêmio de melhor autor por dois textos. Um deles, a irresistível comédia Maria do Caritó (Teatro Faap), sobre uma solteirona virgem de cinqüenta anos em busca de um marido, em desempenho luminoso de Lília Cabral. O outro, o vigoroso Terra de Santo (Espaço dos Fofos Encenam), uma investigação sobre o processo de formação do País pelo filtro da tradição, do sagrado e da religiosidade.  

A atriz Dani Barros consagrou-se como principal atriz pelo monólogo dramático Estamira – Beira do Mundo, dela e de Beatriz Sayad, comovendo na pele de uma catadora de lixo que viveu num aterro sanitário no Rio de Janeiro. A montagem pode retornar a São Paulo em meados do ano que vem. Com performance irrepreensível, os atores Eduardo Okamoto e Antonio Salvador, da Cia. Teatro Balagan, arrasaram no surpreendente espetáculo Recusa (SP Escola de Teatro), texto de Luís Alberto de Abreu a partir da notícia do surgimento, em 2008, de dois índios Piripkura de uma etnia considerada extinta.

O itinerante Bom Retiro 958 Metros (Oficina Cultural Oswald de Andrade – área externa), levado pelo inquieto Teatro da Vertigem em ruas desertas e shoppings de um dos mais movimentados bairros da cidade, concedeu a Antonio Araújo o título de melhor diretor.  A encenação conduziu o público para uma instigante experiência cênica que, ao desfiar a história da região, transformou-a em cenário e personagem. Com todos os atores em cena despidos, Isso Te Interessa? projetou-se como o melhor espetáculo da temporada. Espécie de inventário sobre a vida de três gerações de uma mesma família, a peça da autora francesa Noelle Renaud recebeu uma envolvente versão da Cia. Brasileira de Teatro, dirigida por Márcio Abreu, que pinçou situações comuns do cotidiano sem se perder em complexidades. 

Polêmico, capaz de incomodar platéias convencionais, o projeto Peep Classic Ésquilo levou o prêmio especial da crítica. Foram seis montagens consecutivas das tragédias do poeta e dramaturgo grego, dirigidas pelo diretor Roberto Alvin que, no comando da singular Cia Club Noir, tem desenvolvido obras de grande peso autoral e dicção experimental. Nome fundamental na história do teatro brasileiro, quase sempre na contramão das produções de índole comercial, Fauzi Arap conquistou o grande prêmio da crítica. Nesse ano, dois de seus textos ganharam os palcos: Chorinho, em remontagem estrelada por Denise Fraga, e Coisa de Louco, solo de Nilton Bicudo.   

A festa de premiação está inicialmente marcada para março do próximo ano. Na reunião, votaram os críticos Afonso Gentil, Carmelinda Guimarães, Celso Curi, Edgar Olimpio de Souza, Erika Riedel, Evaristo Martins de Azevedo, Jefferson Del Rios, Gabriela Mellão, Luiz Fernando Ramos, Maria Eugênia de Menezes, Mauro Mello, Michel Fernandes, Miguel Arcanjo Prado, Valmir Santos e Vinício Angelici. 

(Foto inicial: Atriz Dani Barros na peça Estamira – Beira do Mundo/ Foto de Luis Alberto Gonçalves)

 

Abaixo, a relação dos vencedores de 2012 no setor teatral:

 

Autor: Newton Moreno (Maria do Caritó / Terra de Santo)

Ator: Eduardo Okamoto e Antonio Salvador (Recusa)

Atriz: Dani Barros (Estamira – Beira do Mundo)

Diretor: Antônio Araújo (Bom Retiro 958 Metros)

Espetáculo: Isso Te Interessa? (Cia. Brasileira de Teatro) (foto ao lado)

Prêmio Especial: Projeto Peep Classic Ésquilo (Cia. Club Noir)

Grande Prêmio da Crítica: Fauzi Arap (Pela relevância na história do teatro brasileiro)

Comente este artigo!

Modo de visualização:

Style Sitting

Fonts

Layouts

Direction

Template Widths

px  %

px  %