EDITOR: Edgar Olimpio de Souza (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

  • Font size:
  • Decrease
  • Reset
  • Increase

Teatro: Fragmentos do Desejo

Um pai em cadeira de rodas joga xadrez com seu filho, hábito cultivado há anos. O clima entre eles, no entanto, é tenso, como se observará até num jantar, quando ambos se sentam bem distantes um do outro. É uma relação conflituosa. Uma governanta a tudo acompanha e retém um segredo. Mais adiante e um personagem cego incorpora-se à trama. Toda a história, transcorrida sem palavras e de forma não linear, está escorada na gestualidade, em sussurros e olhares. Na lírica e emocional encenação da Companhia Dos à Deux, sentimentos e estados de alma são traduzidos pela linguagem do corpo, veículo que irradia o mundo interior dessas figuras enredadas em desejos, culpas e incompreensões. Dirigido pela dupla Artur Ribeiro e André Curti, também intérpretes, ao lado de Matías Chebel e Maria Adélia, o espetáculo tece este retrato do paradoxo das relações humanas com imagens belas, singelas, desconcertantes e efêmeras – uma cena é interrompida e mais adiante é retomada sob ângulo diferente ou aberta a outra leitura. A falta de unidade no tempo e espaço é proposital. Não  se trata de alguma incongruência do roteiro porque a narrativa se desenvolve não a partir da história, mas dos conflitos, dos equívocos e das buscas individuais dos personagens. O público é convidado a construir um fio condutor, conceder um sentido lógico ao movimento e às ações destes quatro personagens cujas vidas estão emaranhadas e que deixam entrever uma intensa vontade de reordenar rumos e destinos - o filho, por exemplo, leva vida dupla e acaba despertando o afeto de um deficiente visual. A aproximação entre os dois, por sinal, é mais uma evidência da assimetria que acomete os personagens dessa peça.

A montagem exala depurada arquitetura visual, que mescla traços geométricos, ingredientes barrocos, penumbra e uma pegada kitsh que, em alguns momentos, como nas sequências ambientadas no cabaré, flerta com o universo almodovariano, mas sem o tom efusivo dos filmes do cineasta espanhol. A proposta deste teatro gestual contempla o entrelaçamento de linguagens, como a dança, a manipulação de marionetes, o canto e recursos multimídia. Tudo é muito rigoroso, em especial a maneira como os bonecos são manipulados, que parecem ganhar vida humana. Figurinos, cenografia e iluminação extrapolam a função de oferecer suporte às cenas e ampliam os significados da narrativa. Nada está solto no palco. Uma enorme caixa com portas, quadros e pontos de passagem dialoga com os objetos de cena. O jogo de claro e escuro, que facilita a troca de cenário, é desenhado também para propiciar efeitos de ilusionismo – a luz detalhista sublinha um gesto, uma expressão, um pequeno movimento. Onipresente, a trilha entremeia notas, ruídos, ressonâncias e outros registros sonoros. O resultado é um espetáculo convincente, orgânico, onírico, que passeia por diversas linguagens sem se prender às suas regras. Com o adicional de momentos de sublime poesia.

(Edgar Olimpio de Souza – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.                                                                                              

(Foto Xavier Cantat)

 

Avaliação: Ótimo

 

Fragmentos do Desejo

Texto e Direção: Artur Ribeiro e André Curti                                                                

Elenco: Maria Adélia, Matías Chebel, André Curti e Artur Ribeiro.                              

Estreou: 08/07/2011                                                                                                                              

Sesc Consolação (Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque. Fone: 3234-3000). Sexta e sábado, 21h; domingo, 19h. Ingresso: R$ 8 a R$ 32. Até 31 de julho.

 

Veja cenas do espetáculo:

 

 

 

 

Comente este artigo!

Modo de visualização:

Style Sitting

Fonts

Layouts

Direction

Template Widths

px  %

px  %