EDITOR: Edgar Olimpio de Souza (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

  • Font size:
  • Decrease
  • Reset
  • Increase

APCA: os melhores do teatro em São Paulo

No movimentado cenário teatral paulistano, o ano de 2014 será marcado pelo sotaque musical. As produções musicais, em ritmo acelerado de consolidação nos palcos brasileiros, tiveram suas virtudes reconhecidas pelos jurados de teatro (*) da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Reunida na noite de segunda-feira (1), a comissão debateu bastante e divergiu saudavelmente. Ao final, diante de um leque multifacetado de opções, decidiu garimpar artistas, montagens e projetos que, além do mérito individual, contribuíram nesse ano para a valorização do tipo de teatro desenvolvido na cidade.   

Os prêmios se desdobraram em sete categorias. Cleto Baccic (O Homem de La Mancha) conquistou o título de melhor ator e Laila Garin (Elis, A Musical) sobressaiu como atriz. Ambos exibiram desempenhos pulsantes. Com linguagens e propostas obviamente distintas, O Homem de La Mancha (foto) e Pessoas Perfeitas foram considerados os espetáculos mais envolventes da temporada, superando por detalhes outros de igual quilate. Criterioso e autoral, Marco Antônio Pâmio brilhou na direção do clássico pirandelliano Assim é (se lhe parece). Pelo sensível trabalho empreendido na dramaturgia, Newton Moreno e Alessandro Toller se destacaram em O Grande Circo Místico. Dona de sólido currículo nas artes em geral, a experiente atriz Laura Cardoso arrebatou o grande prêmio da crítica. A memorável Mostra Internacional de Teatro (MITsp), que resgatou a efervescência dos festivais do gênero, abocanhou o prêmio especial da crítica. 

Abaixo, a relação dos vencedores da APCA:

 

Dramaturgo - Newton Moreno e Alessandro Toller (O Grande Circo Místico)

Atriz - Laila Garin (Elis, A Musical)

Ator - Cleto Baccic (O Homem de La Mancha)

Diretor - Marco Antônio Pâmio (Assim é (se lhe parece))

Espetáculo - O Homem de La Mancha e Pessoas Perfeitas (Cia Os Satyros)

Prêmio Especial - MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo)

Grande Prêmio da Crítica - Laura Cardoso (72 anos dedicados às artes) 

 

*Críticos que votaram: Afonso Gentil, Aguinaldo Ribeiro da Cunha, Carmelinda Guimarães, Edgar Olimpio de Souza, Evaristo Azevedo, José Cetra, Kyra Piscitelli, Márcio Aquiles, Maria Eugênia de Menezes, Michel Fernandes, Miguel Arcanjo Prado, Tellé Cardim e Vinicio Angelici.

 

 

 

Comente este artigo!

Modo de visualização:

Style Sitting

Fonts

Layouts

Direction

Template Widths

px  %

px  %